Como utilizar o marketing digital ao seu favor

Hoje, para promover sua empresa, produto, ou serviço, você conta com centenas de recursos que há alguns anos não existiam. Essa “maleta de ferramentas do marketing” conta com elementos tradicionais de divulgação em novos formatos, e também várias outras novas ferramentas que exigem uma completa nova abordagem. O uso adequado desse aparato pode ser a diferença entre um crescimento maravilhoso de vendas ou não . Abaixo listamos algumas dicas que lhe ajudarão a fazer a diferença, com baixo investimento, e muito retorno para seu negócio:

Escute seu público e fale com ele.

Parece óbvio. Mas, muitas vezes, o óbvio precisa ser mostrado. Como citamos em outra matéria, seu cliente tem as respostas que você precisa para fazer o atendimento, produto ou serviço melhor. Basta ouvir o que eles têm a dizer! A pesquisa, por exemplo, é um forte aliado. Em contrapartida, perceber o que e como as pessoas interagem no ambiente social da Internet pode ser um componente poderoso em sua fórmula de sucesso. Para isso, nossa dica é: use as redes sociais e as pesquisas por palavras. Entre em grupos no Facebook onde seus clientes costumam estar, observe o que as pessoas buscam e dizem. Entre em sites como o AnswerThePublic e coloque as palavras chaves de busca, de modo que possa ver o que é mais relevante nas pesquisas. Mantenha uma conta no Instagram e publique com frequência assuntos que atraem seu público. Crie engajamento. Em suas páginas do Facebook e Instagram, e se disponha a responder perguntas de seus possíveis clientes. Todos esses exemplos devem ser utilizados para que você conheça mais o público-alvo de sua empresa e tenha as respostas para aquilo que ele procura.

Escolha ferramentas que você possa usar e alimentar com facilidade

Muitas vezes os passos são criar um site, abrir uma fan page, criar uma conta no Instagram e disponibilizar um Whats app para realizar a divulgação e comunicação com seus clientes. Tudo certo… desde que você use essas ferramentas a seu favor! Manter uma fan page e não atualizá-la, pode ser pior do que não ter uma fan page. O mesmo vale para o Instagram ou o site. Coloque todas as possibilidades de comunicação disponíveis para que seu possível cliente entre em contato. Um e-mail, um telefone, sua fan page, Instagram, e o contato de Whatsapp.

Isso passa a imagem de compromisso e disposição em atender. Monte sites e páginas nas redes sociais com informações claras, imagens de qualidade e conteúdo que, de fato, interesse a seu cliente. Mantenha um blog e uma newsletter regular, se possível. O mais importante aqui é que o conjunto de ferramentas que você decidir utilizar esteja sempre atualizado. Se seu tempo ou sua disponibilidade permitir apenas uma conta no Instagram, tudo bem! Mas, frisando, que ela seja atualizada e promova engajamento!

Crie a identidade de sua empresa

Procure sempre utilizar um domínio próprio! Esse é primeiro passo para que seja visto como uma empresa estruturada. Registre seu domínio! É muito simples. Basta entrar em registro.br, pesquisar o domínio que deseja para ver se ele já não foi registrado e realizar o registro. No Brasil, hoje, o registro mais caro é o que você paga, anualmente, o valor de R$ 40,00. Isso mesmo, R$ 40,00 por ano para ter o e-mail esse@emeunegocio.com.br. Além do registro de domínio, você precisará de uma hospedagem. Seu site, seu blog e suas contas de e-mail ficarão na hospedagem. Hoje você encontra hospedagens excelentes com todo suporte necessário a partir de R$ 15,00 por mês.

Se possível, busque um profissional para construir um site para você. Empresas como a KO Agência podem montar um site institucional e um blog a partir de um template por valor a partir de R$ 500,00. O mesmo vale para as redes sociais, cartões de visitas, folhetos, etc. Busque sempre imprimir sua identidade e uma qualidade superior nesses materiais. Esse investimento vale muito.

Use as ferramentas corretas para as estratégias e objetivos corretos

Anúncios no Facebook, Google, Instagram? E-mail marketing? Campanha no Whatsapp? Não importa a ferramenta, todas podem ser perfeitas, dependendo da estratégia e objetivo a ser alcançado. Não gaste energia e nem grana com a ideia de que “tal pessoa” anunciou no Facebook e teve muito retorno. Depende da estratégia. Depende dos objetivos. Monte sua estratégia e defina os objetivos e, só então, escolha as ferramentas. Não caia também nos truques: “100k no Instagram por R$ 100,00”. O que você quer são clientes de verdade e este tipo de oferta não vai te entregar isso. Busque sempre ferramentas que tragam a você mais cliente, isso é o que importa.

Aqui, nossa intenção é dar a você um vislumbre das potencialidades que hoje a Internet e o marketing digital podem incrementar nos seus negócios. Muitas outras considerações devem ser feitas, mas realizar essas ações descritas já o ajudará a elevar seus negócios para o próximo nível!

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